【ある】「有る」「在る」「或る」

Essa postagem pode parecer bastante inútil, mas serve bem para aqueles curiosos (como eu) da língua.

Vimos nessa postagem a diferença entre os verbos いる e ある, ambos significando “existir”. Porém, o verbo ある pode ter outros significados, e os 漢字 mudam de acordo com esses significados. Ressalto, porém, que ある é SEMPRE escrito em ひらがな atualmente, mas você pode encontrar por aí na literatura, especialmente em poemas e em textos mais antigos (eu mesmo já vi um 或る num poema nem tão antigo assim).

Os três 漢字 que apresento aqui são 有る, 在る e 或る. Todos se leem ある, mas o terceiro não é exatamente uma mera variação dos outros dois. Vamos a cada um deles.

O verbo ある, quando significa “possuir, ter”, como em 財産がある (ter bens, propriedades) ou お金がある (ter dinheiro), é escrito como 有る.

Quando significa “existir”, ou seja, a versão de いる para nomes inanimados, é escrito como 在る. Exemplos: 山が在る (existe uma montanha), 日本に在る (está no Japão).

O terceiro exemplo está aqui de intrometido, pois não é exatamente como o verbo ある que conhecemos. Ele significa “um certo…”, e é sempre usado antes de um nome, como em 或るところ (certo lugar), 或る日 (certo dia). Existe ainda a remota possibilidade de a palavra inteira ser escrita apenas com 或, ou seja, sem o おくりがな no final.

Deixo claro novamente que TODOS ESSES ある são escritos em ひらがな. Alguns japoneses sequer sabem ler 或る, por exemplo (acreditem, eu já tentei usar numa conversa na internet e não foi muito eficaz). Coloquei todos aqui a título de curiosidade, para tirar possíveis dúvidas que venham a surgir.

Anúncios

Um comentário em “【ある】「有る」「在る」「或る」

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s